6 dicas para comprar a casa dos sonhos

Postagens Recentes

Você quer comprar uma casa em Paulínia, mas não sabe por onde começar? 

Comprar uma casa em Paulínia é o sonho de muitas pessoas, isso porque a cidade tem diversos benefícios para os meus moradores, a renda per capita é uma das maiores do país e a taxa de alfabetização é de 97%, além de sediar várias empresas do ramo petrolífero, o que torna a cidade muita atrativa aos olhos de quem vem de fora.  

Por isso, nós vamos lhe dar 6 dicas para você realizar esse sonho de comprar uma casa em Paulínia. 

dicas-para-comprar a-casa-dos-sonhos

 

Vale a pena comprar uma casa? 

O sonho da boa parte dos brasileiros é comprar uma casa, é o nosso desejo de consumo, isso porque somos incentivados pelos nossos pais e avôs a ter um imóvel. Porém para realizar esse sonho é preciso de muito planejamento e disciplina.  

Nós sabemos que no Brasil comprar uma casa é muito difícil, os imóveis são caros e a taxa de juros é muito alta, mas ter uma casa própria significa ter estabilidade e conforto para você e sua família e claro, o aluguel deixa de ser uma preocupação.  

Ao comprar uma casa à tendência desse imóvel é ter valorização, o que pode ser um investimento no futuro.  

 

Planejamento 

planejamento para comprar uma casa é o mais importante. Colocar todos os números em um papel ou em uma planilha faz toda a diferença, dessa forma você pode entender qual é sua renda mensal, qual é o valor dos seus gastos, o valor que está disposto ou pode pagar ao comprar uma casa. 

Com uma boa programação, em longo prazo você será capaz de saber se pode pagar uma casa a vista, se o seu FGTS pode pagar a entrada do imóvel ou a quitação de várias parcelas, o que ajuda na redução dos juros.  

O ideal também é entender se o parcelamento vai se encaixar em sua renda mensal, já que só é possível comprometer 30% do salário em um financiamento que pode durar até mais de 30 anos.  

 

Poupe dinheiro 

Poupar dinheiro para comprar uma casa está diretamente ligado ao planejamento.  

O ideal hoje é ter, pelo menos, 20% do valor total do imóvel, isso é para facilitar na hora de buscar um financiamento imobiliário, já que boa parte dos bancos só financiam até 80% do valor de uma casa. 

Para poupar esse valor é preciso saber quais custos podem ser cortados no cotidiano da família e se é possível ter uma segunda renda para acelerar o processo do valor necessário.   

Porém não é apenas o valor da entrada da casa que é fundamental, existem taxas como o custo da transferência e documentação, em alguns casos o imóvel precisa passar por uma reforma antes da mudança e o condomínio que precisa ser pago mensalmente. E para não entrar em desespero, sempre calcule gastos a mais e tenha sempre uma reserva separada para casos como esses.  

E tenha a certeza de que seu trabalho é algo seguro e duradouro. 

 

Não compre a primeira casa que gostar 

Comprar uma casa requer tempo. 

Vamos dizer que você já tem tudo pronto, o dinheiro da entrada e a programação para pagar o empréstimo pelos próximos anos sem muitos problemas e chegou a hora de escolher o imóvel que se enquadra no seu orçamento, você não vai comprar a primeira casa que gostar.  

Para comprar uma casa é preciso ter certeza de que é o imóvel certo para você e sua família. Você tem que pensar que esse é o local onde vai passar a maior parte da sua vida, uma compra por impulso pode gerar muita frustração e arrependimentos futuros.   

Faça uma pesquisa antes de tomar uma decisão, visite as casas a venda disponível, liste os pontos positivos e negativos do local, visite mais de uma vez se for preciso, mas tenha calma para comprar uma casa.  

 

Quais são suas necessidades?  

Antes de comprar uma casa escreva tudo o que precisa que ela tenha de imediato.  

O que eu preciso para mudar hoje?  

Um local seguro para meus filhos, um bairro bem localizado que seja prático para o dia a dia e escolas próximas para facilitar o cotidiano das crianças… 

São várias questões que devem ser pensadas antes de uma compra, principalmente em relação a disposição dos cômodos. 

É preciso ou não de um escritório para trabalhar em home office, as crianças precisam de uma área externa para brincar ou o condomínio tem disponível um parque para as crianças, se é preciso ou não sala e cozinha em conceito aberto para facilitar a comunicação na casa.  

Comece a anotar tudo e só depois comece a procurar as opções de casas para comprar.  

 

Desconfie de valores muito baixos 

Muitas vezes no desespero de conquistar o sonho podemos tomar algumas decisões que podem ser prejudiciais, principalmente ao nosso bolso. 

Ao comprar uma casa analise muito bem os valores, qual é a média dos imóveis na região e compare com a casa que deseja, caso esteja muito a abaixo do valor, desconfie.  

Isso pode significar muitos problemas. Pode ser que a construção seja ilegal, que não tenha permissão da prefeitura para um imóvel, não tenha documentação ou até mesmo pode ser que a casa tenha sérios problemas estruturais.  

Em caso de dúvida faça uma vistoria particular. Pesquise na prefeitura a documentação desse imóvel, não tenha medo de perguntar, pois comprar uma casa é a realização de um sonho. 

 

Descubra se o proprietário tem pressa 

Esse é um ponto interessante. 

Quando for comprar uma casa, tente conversar diretamente com o proprietário do imóvel, parece difícil, mas às vezes você pode encontrá-lo facilmente em anúncios na internet, você pode tirar suas dúvidas e saber se há ou não urgência na venda do imóvel, o que pode tornar mais simples a negociação e até mesmo conseguir um bom desconto. 

 

Ao comprar uma casa não tenha medo de pesquisar, perguntar e tirar suas dúvidas, um imóvel é um investimento e um sonho e deve ser tratado dessa forma.