Como comprar o terreno certo para construir sua casa

Postagens Recentes

Quer comprar um terreno em Paulínia? 

Você já decidiu que a escolha correta para você e sua família é comprar um terreno, mas ainda tem dúvidas de como escolher o local certo para realizar seu sonho? 

Hoje vamos lhe dar algumas dicas para você escolher o terreno certo para construir sua casa do zero. 

terreno-em-Paulínia

Por que comprar um terreno em Paulínia?  

Comprar um terreno em Paulínia é um investimento certeiro, não há riscos e sempre está em valorização.  

Você pode comprar um terreno em Paulínia por um valor baixo e meses depois é possível lucrar com a venda do local.  

As vantagens em comprar um terreno em Paulínia são muitas, você pode construir a casa da forma que desejar e no tempo que for preciso, pode construir pontos comerciais ou manter o terreno ali, apenas para que a valorização aconteça.  

Sem contar que comprar um terreno e construir por conta pode sair 30% mais barato do que investir em uma casa já pronta. 

  

Desnível  

É muito difícil encontrar um terreno que seja perfeitamente plano e esteja pronto para construção, é mais comum encontrar terrenos em aclive (inclinação em direção ao fundo) ou em declive (Inclinação na frente do terreno o deixando a cima do nível da rua). Até mesmo terrenos muito abaixo do nível da rua ou muito a cima.  

Todos eles precisam passar uma vistoria e topografia, isso para identificar qual será a melhor forma de construir um imóvel naquele local, sem precisar aterrar ou escavar.  

Você pode encontrar terrenos com grandes inclinações com um valor bem a abaixo da média, isso porque para nivelá-lo é preciso investir um pouco mais de dinheiro, em aterramento, muros de contenção, ou um projeto bem elaborado para aproveitar o terreno no seu máximo. 

 

Tipo do solo 

Ao comprar um terreno em Paulínia é preciso estudar o solo. 

Fazer uma sondagem do solo é para sua segurança, isso dirá que tipo de fundação é preciso fazer, já que é preciso compreender o solo para construir de forma segura. 

Há diversos tipos de solo que dificultam uma construção, terrenos arenosos ou argilosos, por isso é preciso investir um pouco mais na fundação da casa.  

Locais com lençol freático também pode dificultar a construção da casa, por isso é preciso realizar uma boa pesquisa antes de finalizar a compra e saber se é possível construir um imóvel de forma simples e segura.  

 

Posição do sol  

Você precisa saber a posição do sol antes de comprar um terreno em Paulínia 

A cidade no verão tende a ser muito quente, então é preciso saber onde nasce o sol e o pôr do sol e ajustar o projeto da casa para que os quartos fiquem voltados para o nascente.  

Um imóvel precisa de circulação de ar e sol, para evitar umidade excessiva nas paredes e um pouco de sol sempre é bom, mas o projeto tem que ser realizado com cuidado, pois ter o sol voltado na casa o dia todo pode deixá-la muito quente durante a noite.  

 

Localização  

Quando falamos em investir em um terreno e Paulínia para construir, nós também precisamos pensar na localização. 

Onde você quer viver?  

Longe do centro, perto da natureza, sem barulho e trânsito? Ou no centro da cidade, próximo de tudo, um lugar prático para o dia a dia?  

É preciso escolher o local com calma, analisar a vizinhança e o bairro, se há escolas, praças e parques, entender se o local onde está o terreno é bom e seguro para viver com a família.  

 

Legislação 

Lembre-se de verificar todo o regulamento na prefeitura antes de começar a construir. 

Por obrigação, todo cidadão é obrigado a deixar um recuo lateral ou frontal, em casos de terreno de esquina é necessário deixar os dois.  

É importante saber sobre as taxas de ocupações, altura máxima do imóvel, como deve prosseguir se está próximo ou não de nascentes, ou preservação ambiental. 

Efetuar toda a pesquisa e seguir à risca o código de obra da cidade ajudará você a não levar muitas, embargos e problemas sérios durante a construção.  

 

Documentação 

Quando for comprar um terreno em Paulínia, lembre-se da documentação 

E preciso ter certeza que a documentação é real, por isso é necessário ir até um cartório e na prefeitura, eles podem informar qual é o estado daquele terreno, se realmente pertence à pessoa que está lhe vendendo, se não há problemas de pagamento, herança, se realmente pode ser vendido e se o local tem autorização para construção ou não.  

 

Para chegar ao terreno certo para você é preciso pesquisar, isso leva tempo e o melhor e não tomar decisões precipitadas, tudo deve ser feito com calma para assim evitar frustrações futuras.