Valorização na hora de comprar uma casa

Postagens Recentes

Quer saber se ao comprar uma casa ela vai ser valorizada?  

Quando estamos negociando a compra de uma casa a maior expectativa é que seja um bom imóvel e que no futuro ele tenha certa valorização em médio e longo prazo, o que significa que a venda desse imóvel deva gerar um valor muito mais alto do que foi investido de início. 

Porém é preciso ter alguns cuidados que devem ser tomados ao escolher uma casa à venda e por isso reunimos aqui algumas dicas que vai ajudar você a comprar a casa certa, com a certeza de que no futuro ela vai valorizar. 

Valorização-na-hora-de-comprar-uma-casa

Localização  

A localização do imóvel de certa forma é um dos fatores mais importantes, é o local que vai dizer se a casa vai ou não ter uma valorização futura. 

Ao escolher comprar uma casa é de suma importância pesquisar sobre o local, o bairro, a região, até mesmo a rua que deseja comprar a casa, além de entender quais são os benefícios de morar ali, se está ou não próximos a mercados, escolas, farmácias, comércios e centro da cidade.  

 Deve-se entender que imóveis próximos de comércios são áreas desejadas e que facilitam o dia a dia das pessoas, por isso é uma boa ideia investir em locais “privilegiados”.  

Porém por outro lado nós também temos amantes da natureza, que preferem áreas mais arborizadas, próximos de represas e lagos, com mais tranquilidade, longe de barulhos e trânsitos, esses locais também tendem a valorizar pelo estilo de vida.  

O ideal é não escolher pontos que tenham aterros sanitários próximos, estações de tratamento de esgotos, aeroportos ou que tenham muita poluição sonora, são locais que não são procurados e lugares assim podem desvalorizar seu imóvel. 

Também é preciso saber se a localidade é segura ou não, se o bairro tem baixa criminalidade, se é mais seguro investir em um sistema de segurança ou optar por um condômino que tende a ser um local mais confortável para viver.   

Para comprar uma casa é preciso de tempo, muita pesquisa e paciência, pois pode demorar meses até encontrar o local perfeito. 

 

Comprar casa na planta 

Todos sabem que comprar uma casa ainda na planta é muito mais em conta do que comprar uma casa pronta para morar. 

Você pode negociar uma casa com muito mais facilidade, a entrada é muito menor, as prestações podem ser planejadas da forma que for mais fácil para a família, o tempo de pagamento também é maleável e você tem o privilégio de modificar o imóvel, pode estruturá-lo da forma que precisar, mas seguindo as normas da construtora, podendo criar ambientes mais espaçosos, área de serviço, quartos mais aconchegantes e também pode investir em acabamentos de melhor qualidade o que por si só já valoriza muito mais a casa. 

Casas que foram compradas ainda na planta tendem a valorizar muito mais rápido e com as modificações e acabamentos certos, o imóvel pode ter uma valorização muito maior.  

Mas o ponto negativo é que comprar uma casa na planta pode demorar até 3 anos para ser entregue.  

 

Estrutura  

A estrutura de uma casa deve ser levada em consideração, então é preciso analisá-la com cuidado quando for fazer uma visita a um imóvel. 

 As características da casa devem ser levadas em consideração, como é o telhado, as janelas, material de construção entre alguns outros detalhes como: a disposição dos cômodos, se a casa tem claridade o suficiente, se há umidade nas paredes, possíveis rachaduras, acabamentos, tudo o que for possível identificar a olho nu. Mas ainda tiver dúvida e se for preciso faça uma vistoria completa para ter certeza que não há danos estruturais no imóvel. 

Casas com banheiros extras, varandas, vagas para carros, acabamentos de boa qualidade, tendem a ter um valor mais alto no mercado, por isso é bom ficar de olho em tudo.  

Também é necessário analisar se é ou não possível fazer reformas, modificar a casa ao ponto de ela ser um reflexo da sua personalidade.  

Comprar uma casa requer cuidado e muita atenção. 

 

Lazer 

Não é muito simples comprar uma casa que tenha piscina ou brinquedos para crianças, apesar de ser uma área que faça o imóvel ganhar muito valor. Mas ao comprar uma casa próxima de parques e praças já é algo bom que pode ajudar muito em uma valorização futura.   

Isso porque morar perto de parques e praças facilita o dia a dia dos pais, pois eles podem passar com os filhos aos finais de semanas e nas horas vagas e também traz beleza para o bairro. 

Mas se a sua ideia é morar em um local que tenha área de lazer, piscina, brinquedos para as crianças, quadras, pistas de caminhada, salões de festas e academia, o ideal é um condomínio fechado, a comodidade de ter tudo próximo é um alvo de desejo que faz os olhos do comprador brilhar e quanto mais áreas disponíveis para os moradores, mais valorizado o local e o imóvel vai ser.  

 

Documentação  

É preciso ter alguns cuidados antes de comprar uma casaprincipalmente na documentação.  

Em alguns casos é necessário ir até a prefeitura para saber se a construção é legalizada ou não, sobretudo quando são condomínios em desenvolvimento, o ideal é saber se a construtora é confiável e se tem todas as documentações legalizadas, por isso, faça uma pesquisa, procure por pessoas que já tenha feito negócios com a empresa.  

Mas também é preciso saber se o condomínio está com dívidas ou não, pois caso esteja, você será responsável por parte dessa dívida e também perderá grande parte do valor no imóvel, já que um condomínio com dívidas perde valorização no mercado imobiliário.  

Caso tenha dúvida sobre a legalidade da escritura, vá até um cartório da cidade, eles podem dar maiores informações e dizer se a documentação é real.  

Veja também se a casa não está com dúvidas de financiamento, se o IPTU está em dia e se não há pendências com heranças, pois esses problemas podem trazer muitos obstáculos e dor de cabeça.  

 

Saiba que para comprar uma casa e ter ela em valorização constante é um trabalho diário, um conjunto de fatores que influenciam nos valores finais, por isso tenha calma, escolha o imóvel com sabedoria e muita pesquisa.